Terapia Artística Antroposófica

A Terapia Artística Antroposófica é um caminho que utiliza o desenho, a pintura e / ou a modelagem como meio de despertar e apoiar processos de transformação e cura.

Pode ser indicada para crianças, adultos e pessoas com necessidades especiais e não requer nenhum talento ou experiência artística prévia.

O percurso terapêutico é orientado, caso a caso, tendo em conta a idade, constituição, temperamento, carácter e momento biográfico. O seu foco está na vivência criativa da cor, das formas, dos volumes e o resultado final da obra é pouco relevante. Abrir espaço na alma, fazê-la respirar, fortalece-a…. Eis as metas maiores a serem alcançadas. 

Sempre que se realiza um processo artístico as forças criadoras primordiais inerentes à vida e à natureza estão presentes. Trilhando este caminho, a alma nutre-se e desenvolve, dentro de si mesma, as sábias forças que conduzem à transformação interior e geram saúde, apoiando inclusivamente desequilíbrios e doenças instaladas no corpo físico. 

Para a criança a partir da idade escolar, a terapia artística revela-se um meio terapêutico por excelência, visto que nesta época o ser humano desenvolve o seu mundo interior, a sua alma com seus pensamentos, sentimentos e vontades. Através da admiração pelo belo, a criança reequilibra as suas forças interiores e estabelece uma relação saudável entre si mesma e o mundo que a rodeia. 

Indicações Terapêuticas


-


"

No princípio dos tempos o espírito da terra dirigiu-se ao espírito do céu e implorando-lhe disse: eu sei como falar ao espírito do homem, mas peço que me concedas a linguagem pelo qual o espírito do céu fala ao coração do homem. Cheio de bondade, o espírito do céu perante o espírito da terra suplicante, concedeu-lhe a ARTE.

"

Rudolf Steiner

Terapeutas