Euritmia Curativa
A Euritmia na Educação
A Euritmia foi iniciada na Europa do Norte e atualmente é praticada em quase todos os países do mundo. Em Stuttgart foi fundada a primeira escola Waldorf e a euritmia foi incluída no seu currículo como matéria fundamental..
Para além dos efeitos benéficos de coordenação, concentração e apoio à postura, a Euritmia ajuda a criança/jovem a desenvolver-se em equilíbrio e harmonia. Fortalece as iniciativas da vontade. Vivifica as forças vitais. E também apoia outras matérias ensinadas na escola.
A Euritmia como prática terapêutica é complementar ao tratamento médico. Na Euritmia artística o homem expressa pelos movimentos as leis interiores do som e do tom. Na Euritmia terapêutica estes movimentos transformam-se de tal maneira que atuam para a própria pessoa. Através dos movimentos corporais de sons, ritmos e formas, estimula-se e harmoniza-se o funcionamento físico, emocional e espiritual. Pelo seu efeito abrangente pode-se utilizar em diferentes tipos de patologias.
A arte da Euritmia torna visível tanto a palavra falada como a música, através de movimentos executados pelo corpo como instrumento. Sabemos que a Palavra pode ter muita força; a sua agudez pode ferir, a sua suavidade pode confortar ou expressar simpatia. Para além do ritmo e da ênfase de uma frase e da sua construção gramatical, as vogais expressam pelos seus atributos sonoros uma qualidade do sentir. As consoantes são na sua essência estruturantes e formativas.
A arte da Euritmia incorpora estes vários elementos e torna visível, através do movimento do corpo, a qualidade inerente à palavra falada.
Neste contexto é fascinante comparar as mesmas palavras em línguas diferentes e assim descobrir, por exemplo, como povos diferentes dão ênfase a aspectos diferentes do mesmo objeto, pela escolha dos sons da palavra que o descreve. Línguas diferentes são também expressão de diferentes maneiras de pensar e demonstrar diferentes atitudes interiores.
Na poesia, mais ainda que na prosa, a linguagem é elevada a uma expressão puramente artística. Não só o conteúdo e as palavras são importantes como também elementos como o ritmo, a rima, a cadência. O Euritmista combina os gestos de cada som com liberdade artística de expressão. E aspectos líricos, dramáticos ou épicos são concretizados de modo diferente. Temas humorísticos são também interpretados em Euritmia.
É na Grécia antiga que podemos constatar a origem de duas formas artísticas fundamentais - a Apolínica e a Dionisíaca. A primeira tem um carácter objetivo, é clara e transparente; a segunda é subjetiva, jorra das profundidades da natureza volitiva do homem. Estes dois princípios artísticos são expressos em estilos coreográficos diferentes. De facto, a Euritmia, tal como todas as artes, não tem um carácter arbitrário, mas sim é baseada numa disciplina complexa. Formas e movimentos básicos têm de ser praticados e aprendidos e só após anos de intenso trabalho o/a Euritmista pode chegar a uma interpretação artística de um poema ou de algo em prosa. O corpo humano tem de ser transformado, por assim dizer, num instrumento flexível para esta nova arte. A Euritmia é também Música tornada visível.
Rudorf Steiner criou movimentos específicos para as notas musicais, os intervalos, acordes, modos maior ou menor, e deu indicações para a expressão de ritmo, melodia e harmonia. Aqui, de novo, temos forma e conteúdo, e o/a Euritmista terá de expressar ambos adequadamente. Pode assim aprofundar-se a vivência através da Euritmia tonal. Em todos os gestos, a ênfase é posta no movimento dinâmico em si e não na posição final dos braços e esta pode ser uma base para a distinção entre a Euritmia e outras formas artísticas de movimento. Nos espetáculos de Euritmia a cor das vestes, os efeitos luminosos ou a qualidade da declamação dos poemas ou da interpretação musical, têm um papel importantíssimo na criação da atmosfera anímica pretendida. O efeito visual total desta arte de palco é difícil de descrever em palavras; mas sem dúvida que os que já tiveram esse privilégio, sentem que há um grande potencial nesta arte de movimento para o futuro. A música e a palavra são elevadas a uma nova dimensão artística. A Euritmia devolve à música e à palavra o seu espírito intrínseco, tão ameaçado nos nossos tempos.
Maria Fernanda Wessling (Euritmista)
A Euritmia já existe como palavra desde a época clássica na Grécia. Eurythmia foi definida (440 A.C.) como o equilíbrio de forças atuantes no corpo humano: eu – rhythmos – o ritmo equilibrado, belo e harmonioso.
A Euritmia é uma nova arte do movimento desenvolvida desde 1912. Baseia-se no conhecimento do homem e do mundo como foi apresentado pela ciência espiritual de Rudolf Steiner, a Antroposofia. As obras básicas sobre a Euritmia, “A Euritmia como Fala visível” e “A Euritmia como Canto visível” são as duas compilações de conferências dadas por Rudolf Steiner sobre o tema.
Indicações Terapêuticas
- Disfunção de um órgão
- Depressão, stress
- Tensões musculares (dores nas costas)
- Reumatismo, artrite
- Enxaquecas
Pediatria
- Distúrbios de desenvolvimento da motricidade e da fisiologia
- Dificuldades de aprendizagem, de concentração e de orientação espacial
- Crianças hipercinéticas
- Correção da postura
- Distúrbios do sono, etc