Terapia de Rotações
A Terapia de Rotações é uma terapia neurofisiológica de regulação sadia do tónus muscular. Procura, através de uma forma rítmica de movimentos espiralados, acordar o modelo arquetípico funcional do Ser Humano, resgatando a eutonia, ou seja, um estado tónico-cognitivo-emocional regulado.
Vários distúrbios no âmbito da aprendizagem, bem como da motricidade grossa e fina, da leitura, do escrever, do movimento equilibrado, da capacidade de trabalhar frustrações e da clareza objetiva do pensamento, dependem em grande parte de uma regulação normal do tónus muscular, ou seja, a musculatura deve estar constantemente em situação de harmonia tónica, nem em hipertonicidade nem em hipotonicidade.
A presença de reflexos congénitos ativos não integrados pelo Córtex Cerebral pode ser uma das causas do desequilíbrio da tonicidade corporal e irá provocar consequências tanto no âmbito do movimento como no das emoções e da capacidade de abstração.
A Terapia de Rotações é um alimento para o cérebro no sentido de proporcionar o amadurecimento das vias nervosas superiores e integrar os reflexos inconscientes primários.
A característica rítmica dos exercícios fornece o alimento necessário ao corpo etérico e ao sistema rítmico. As posturas em equilíbrio (direita e esquerda, contração e expansão), dão ao corpo astral o modelo de funcionamento equilibrado. A aplicação da terapia no núcleo familiar protegido, além de valorizar as capacidades de autocura, autoestima e auto aceitação do indivíduo, não o expõe à situação frustrante de se sentir diferente dos outros.
A Terapia de Rotações é benéfica em todas as idades, sendo o seu método diferente consoante a idade e se é aplicada profilaticamente ou terapeuticamente.
A Terapia de Rotações foi desenvolvida na Alemanha, pelos estudos e experiência profissional da fisioterapeuta Doris Bartel. Podemos obter mais informações acerca do Método de Terapia de Rotações em www.rota-therapie.de
A Terapia de Rotações foi desenvolvida pela Fisioterapeuta e Naturopata alemã Doris Bartel.
Frequentou diversos cursos sobre terapias neurofisiológicas as quais têm como objetivo trabalhar o paciente, tanto ativa como passivamente, através de posicionamentos e estímulos corporais que irão influenciar a coordenação e a regulação do cérebro.
O acompanhamento clínico dos seus pacientes e os estudos que foi acumulando fez com que gradualmente fosse construindo o modelo da Terapia de Rotações.
Indicações Terapêuticas
- Distúrbios da coordenação motora
- Desregulação tónica
- Complicações pré, peri e pós-parto em bebés
- Atrasos no desenvolvimento
- Síndromes genéticas (Síndrome de Down, autismo, etc)
- Distúrbios de concentração e aprendizagem
- Escoliose e problemas de coluna
- Doenças neurológicas (Parkinson, AVC, etc)
"
ESPIRAL
No oculto do ventre,
o feto se explica como o Homem:
em si mesmo enrolado
para caber no que ainda vai ser.
Corpo ansiando ser barco,
água sonhando dormir,
colo em si mesmo encontrado.
Na espiral do feto,
o novelo do afeto
ensaia o seu primeiro infinito.
"
MIA COUTO
Do livro “Tradutor de Chuvas”, publicado pela Editorial Caminho.
Terapeutas
Educadora de Infância, formada na Escola de Educadoras de Infância Maria Ulrich, Método Montessori - 1960/61-1963/64
Licenciada em Contabilidade e Administração e Técnica de Contas
Formação em Trabalho Biográfico y "Counseling" com Marié de Uña Fernández - programa de Blanca S. de Muniain - 2008 -2012
Curso de formação em Quirofonética pela Escola de Quirofonética de Portugal - 2012-2014
Curso de formação em Terapia de Rotações desenvolvido pela fisioterapeuta alemã Doris Bartel - 2014