Psicoterapia Antroposófica
A psicoterapia antroposófica é uma ampliação da psicologia. É uma abordagem que se concentra em compreender a tríplice constituição do ser humano, o seu desenvolvimento saudável individual, familiar, cultural e social. Identifica as desarmonias somáticas, psíquicas e sociais. Sendo de suma importância a conexão e alinhamento entre o Pensar, o Sentir e o Querer (cognição, emoção e motivação).
Atua através do Eu de forma a fortalecer a vontade de superação e/ou transformação das dificuldades próprias às diferentes fases da vida. Ajuda a despertar o desejo de desenvolvimento humano trazendo uma maior consciência e integração do próprio Eu, do corpo e da alma humana, a verdadeira essência do Homem, e que, alinhados, tornarão a “sua jornada mais leve”.
O encontro humano da relação terapeuta-paciente tem como base o respeito, a aceitação, o não julgamento, a amorosidade de tudo o que surge no local do atendimento por parte do terapeuta, oferecendo os recursos teórico-técnicos da Psicologia, arte, recursos artísticos e expressivos e espiritualidade. Trabalha os valores, princípios, crenças e referências culturais através de diferentes formas e dinâmicas, de acordo com a idade, diagnóstico e o grau de comprometimento psíquico do paciente, sempre buscando o desenvolvimento integral do ser humano, nas suas diversas áreas do existir. E por parte do paciente, o comprometimento e desejo de trabalhar, desenvolver-se, crescer, dando a oportunidade a si próprio de ”dar se conta de quem é”, aceitar-se, respeitando-se e trilhar o seu melhor caminho, fazendo as mudanças necessárias para o seu bem estar maior.
A psicoterapia antroposófica foi desenvolvida após a morte de Rudolf Steiner com base nas suas palestras médicas desde a década de 30, por grupos independentes de psiquiatras e psicólogos em diversos países, como Holanda (através do forte impulso de Bernard Lievegoed), Alemanha, Suiça, Inglaterra, USA, Brasil, entre outros.
Desde a década de 70 muitos psicólogos interessaram-se pela Antroposofia como enriquecimento profissional. Em 1995, com apoio da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica (ABMA), foi criado um primeiro curso de formação em Antroposofia dirigido a psicólogos que, em dois anos, formou uma primeira turma certificada em psicologia ampliada pela Antroposofia. A experiência desse curso de formação foi relatada no Congresso Internacional para Psicoterapeutas Antroposóficos, realizado na Holanda no ano de 1997, onde se percebeu que a antroposofia era cada vez mais uma fonte muito rica para a psicoterapia.
E em 2004 a 2006, foi organizado no Brasil, um curso de aprofundamento em Psicoterapia Antroposófica ministrado por Ad e Henriette Dekkers, (psicólogos holandeses responsáveis pelo departamento de psicoterapia da seção médica do Goetheanum e pelas formações), dirigido a psicólogos clínicos e a médicos.
Posteriormente, a Psicoterapia Antroposofica chega às Universidadades e Institutos de Psicologia e também às Escolas, Centros Sociais e Hospitais, tornando-se cada vez mais conhecida e reconhecida até os dias atuais, em diversos outros países, além dos citados inicialmente.
Indicações Terapêuticas
- Autoconhecimento e ampliação da consciência
- Desenvolvimento e fortalecimento da individualidade
- Orientação e acompanhamento psicoprofilático na gravidez e pós-parto
- Orientação e acompanhamento a pais e educadores
- Acompanhamento a adolescentes
- Dificuldades nos relacionamentos
- Burn-out, esgotamento e exaustão
- Distúrbios psicossomáticos
- Crises da vida / Stress
- Traumas
- Neuroses
- Medo, Raiva, Vergonha, Culpa
- Dor, Ansiedade, Angústia
- Descontrole emocional
- Depressão
- Vazio interior/falta de propósito de vida
- Baixa autoestima
- Compulsões
- Luto e perdas
Rudolf Steiner, fundador da antroposofia
promoveu o desenvolvimento de uma consciência ética individualizada, dentro do princípio da liberdade.
A psicoterapia antroposófica é uma abordagem cujo cerne é a relação terapeuta-paciente. A porta de entrada é o Eu, enquanto centro da consciência e da organização anímica, sede dos afetos e das emoções.
Terapeutas
Psicóloga antroposófica, luso-brasileira, com formação certificada pelo Brasil e Suiça. Atuando na área clinica e educacional há mais de trinta anos.
Nº da Ordem dos Psicólogos 21160
Dá consultas a adolescentes e adultos em consultório particular e online, em Lisboa, Carcavelos e Sesimbra.
Acompanha pais e educadores de Escolas Waldorf em Portugal.
+351961544594
"
A cada estação recebemos um convite ao encontro
consigo mesmo e a
transformação do que
sentirmos necessário.
As folhas tem sua beleza e
podem permanecer, cair
Ou voar.
A escolha é sua e a magia
amorosamente acontece...”
podem permanecer, cair
Ou voar.
amorosamente acontece...”
"
Vera Melo
"
"Na natureza, Nunca vemos
nada isolado, mas tudo em
conexão com outra coisa
que está diante dela,ao
lado, embaixo e sobre ela.
...Magia é acreditar em si
mesmo; se você puder
fazer isso, poderá fazer
qualquer coisa acontecer."
"
Goethe