Medicina Antroposófica
A medicina moderna nasceu em finais do século XIX baseada no materialismo mecanicista que excluía a dimensão do Homem como um todo.
A partir de então a investigação científica voltou-se sobretudo para o aspeto físico-material do homem e da natureza, dando origem a uma enorme expansão da medicina nos últimos anos.
O progressivo enriquecimento e refinamento dos meios de diagnóstico e terapêuticos possibilitaram muitas conquistas e inegáveis benefícios para a saúde coletiva.
Atualmente as pessoas procuram cada vez mais o a consciência de si e da sua saúde e, ao mesmo tempo, a possibilidade de construírem o seu próprio caminho de tratamento individual, escolhendo e integrando livremente as possibilidades oferecidas pela medicina contemporânea.
A medicina antroposófica enquadra-se nesta perspetiva histórica ampliando a investigação científica comum para além do que é físico-material, ao considerar o Ser Humano como dotado de Espírito, Alma e Corpo.
Desta forma, no campo da medicina antroposófica são utilizadas todas as ferramentas da medicina convencional, pois com elas é possível realizar uma análise correta e precisa da corporeidade física do homem e das leis físicas do mundo natural.
A medicina antroposófica entra na investigação dos aspetos imateriais da natureza e do ser humano através de métodos próprios que se desenvolvem em estágios cognitivos devidamente estudados, baseados na autoeducação e no autoconhecimento.
O perfil do médico antroposófico: Formação académica em Medicina e/ou especialidade com pós-graduação em medicina antroposófica.
Trata-se do alargamento dos conhecimentos médicos não como alternativos, mas como uma visão mais aprofundada do ser humano.
A Imagem do homem
Macrocosmo e Microcosmo
Os quatro corpos da entidade Humana
Sistemas de integração dos quatro corpos
Os 12 sentidos
- O médico antroposófico realiza uma anamnese diferenciada, para além de investigar os sintomas, sinais, a biografia, o contexto ambiental e anímico, caracterização das harmonias e desarmonias entre os quatro corpos e as suas expressões nos três sistemas orgânicos.
- Elaboração do diagnóstico clínico e da imagem dinâmica dos 4 corpos e dos 3 sistemas.
Dr. Mauro Menuzzi
Ordem dos Médicos nº 46622
Idiomas: Português e Alemão
Licenciado em Medicina com especialização em Otorrinolaringologia cirúrgica e clínica no Brasil.
Pós-Graduação em Medicina interna, especialização em Medicina Antroposófica pela ABMA no Brasil e Filderklinik.na Alemanha.
Formado em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia, Terapia Quirofonética pela Escola Alfred Baur na Áustria e Terapia de Rotações na Alemanha.
Diretor clínico da Casa de Santa Isabel e coordenador do departamento médico-terapêutico
Médico escolar do Jardim de Infância Waldorf "Infância Viva" em Lagos
Fundador, diretor e docente da Escola de Quirofonética de Portugal
Trabalhou durante 15 anos como médico clínico e médico escolar em escolas Waldorf e com jovens com necessidades especiais na Alemanha
Trabalha em clínica privada há 39 anos. Desde 2017 em Portugal e antes desta data no Brasil e Alemanha
Formador e docente da Terapia de Rotações (Rotatherapie)
Cofundador da área Mover o Saber da AMA - dedicada aos distúrbios da aprendizagem.
É membro ativo da AMA - Associação para a Medicina Antroposófica em Portugal, promovendo cursos e palestras em diversas áreas relacionadas com a saúde, educação, o desenvolvimento infantil e autoconhecimento.
Tratamento
São utilizados medicamentos antroposóficos, convencionais, homeopáticos, procedimentos cirúrgicos e/ou do âmbito externo, e é feita uma análise entre a necessidade da terapêutica convencional e a terapêutica de ordem antroposófica.
O medicamento antroposófico:
- Mineral, vegetal e animal
- Dinamização rítmica
- Gotas, comprimidos, ampolas, triturações, óleos, pomadas
A aplicação do medicamento atua através de 3 formas:
- estimulando um processo contrário à doença – esta é a maneira alopática de ação. Por exemplo, para uma inflamação é possível usar uma planta que estimule no organismo as suas atividades anti-inflamatórias;
- agindo de modo igual à doença e provocando uma reação contrária maior do organismo no sentido da cura – este é um princípio homeopático de ação: aquilo que provoca também pode curar;
- processual, proporcionando um modelo orientador para o órgão ou sistema doente, levando à sua atividade sadia – este princípio é exclusivo dos medicamentos antroposóficos.
Utilização de recursos terapêuticos auxiliares desde as diversas terapias do âmbito convencional, como a fisioterapia, psicologia, osteopatia, terapia sacro craniana, terapia de rotações, acupuntura, fitoterapia, terapia da fala entre outras, às terapias do âmbito antroposófico:
- Massagem Rítmica
- Massagem Pressel
- Arteterapia
- Trabalho Biográfico
- Quirofonética
- Euritmia terapêutica
- Pedagogia socio-terapêutica
- Enfermagem antroposófica
- Recursos especiais em pedagogia - o professor de apoio - Extralesson