Medicina Antroposófica

A medicina moderna nasceu em finais do século XIX baseada no materialismo mecanicista que excluía a dimensão do Homem como um todo.

A partir de então a investigação científica voltou-se sobretudo para o aspeto físico-material do homem e da natureza, dando origem a uma enorme expansão da medicina nos últimos anos.

O progressivo enriquecimento e refinamento dos meios de diagnóstico e terapêuticos possibilitaram muitas conquistas e inegáveis benefícios para a saúde coletiva.

Atualmente as pessoas procuram cada vez mais o a consciência de si e da sua saúde e, ao mesmo tempo, a possibilidade de construírem o seu próprio caminho de tratamento individual, escolhendo e integrando livremente as possibilidades oferecidas pela medicina contemporânea.

A medicina antroposófica enquadra-se nesta perspetiva histórica ampliando a investigação científica comum para além do que é físico-material, ao considerar o Ser Humano como dotado de Espírito, Alma e Corpo.

Desta forma, no campo da medicina antroposófica são utilizadas todas as ferramentas da medicina convencional, pois com elas é possível realizar uma análise correta e precisa da corporeidade física do homem e das leis físicas do mundo natural.

A medicina antroposófica entra na investigação dos aspetos imateriais da natureza e do ser humano através de métodos próprios que se desenvolvem em estágios cognitivos devidamente estudados, baseados na autoeducação e no autoconhecimento.

O perfil do médico antroposófico: Formação académica em Medicina e/ou especialidade com pós-graduação em medicina antroposófica.

Trata-se do alargamento dos conhecimentos médicos não como alternativos, mas como uma visão mais aprofundada do ser humano.

Dr. Mauro Menuzzi


Ordem dos Médicos nº 46622

Idiomas: Português e Alemão

Licenciado em Medicina com especialização em Otorrinolaringologia cirúrgica e clínica no Brasil.

Pós-Graduação em Medicina interna, especialização em Medicina Antroposófica pela ABMA no Brasil e Filderklinik.na Alemanha.

Formado em Homeopatia pela Associação Paulista de Homeopatia, Terapia Quirofonética pela Escola Alfred Baur na Áustria e Terapia de Rotações na Alemanha.

Diretor clínico da Casa de Santa Isabel e coordenador do departamento médico-terapêutico

Médico escolar do Jardim de Infância Waldorf "Infância Viva" em Lagos

Fundador, diretor e docente da Escola de Quirofonética de Portugal

Trabalhou durante 15 anos como médico clínico e médico escolar em escolas Waldorf e com jovens com necessidades especiais na Alemanha

Trabalha em clínica privada há 39 anos. Desde 2017 em Portugal e antes desta data no Brasil e Alemanha

Formador e docente da Terapia de Rotações (Rotatherapie)

Portugal desde

Cofundador da área Mover o Saber da AMA - dedicada aos distúrbios da aprendizagem.

É membro ativo da AMA - Associação para a Medicina Antroposófica em Portugal, promovendo cursos e palestras em diversas áreas relacionadas com a saúde, educação, o desenvolvimento infantil e autoconhecimento.

Tratamento


São utilizados medicamentos antroposóficos, convencionais, homeopáticos, procedimentos cirúrgicos e/ou do âmbito externo, e é feita uma análise entre a necessidade da terapêutica convencional e a terapêutica de ordem antroposófica.

O medicamento antroposófico:

  • Mineral, vegetal e animal
  • Dinamização rítmica
  • Gotas, comprimidos, ampolas, triturações, óleos, pomadas

A aplicação do medicamento atua através de 3 formas:

  • estimulando um processo contrário à doença – esta é a maneira alopática de ação. Por exemplo, para uma inflamação é possível usar uma planta que estimule no organismo as suas atividades anti-inflamatórias;
  • agindo de modo igual à doença e provocando uma reação contrária maior do organismo no sentido da cura – este é um princípio homeopático de ação: aquilo que provoca também pode curar;
  • processual, proporcionando um modelo orientador para o órgão ou sistema doente, levando à sua atividade sadia – este princípio é exclusivo dos medicamentos antroposóficos.

Utilização de recursos terapêuticos auxiliares desde as diversas terapias do âmbito convencional, como a fisioterapia, psicologia, osteopatia, terapia sacro craniana, terapia de rotações, acupuntura, fitoterapia, terapia da fala entre outras, às terapias do âmbito antroposófico:

  • Massagem Rítmica
  • Massagem Pressel
  • Arteterapia
  • Trabalho Biográfico
  • Quirofonética
  • Euritmia terapêutica
  • Pedagogia socio-terapêutica
  • Enfermagem antroposófica
  • Recursos especiais em pedagogia - o professor de apoio -  Extralesson