Massagem Rítmica
A massagem rítmica faz parte do leque de terapias complementares oferecidas pela Medicina Antroposófica. Através do toque, a massagem rítmica apela à perceção consciente do corpo e aos processos rítmicos da vida do Ser Humano atuando no sistema nervoso autónomo (SNA).
O SNA controla muitas funções vitais do corpo onde se incluem, por exemplo, a respiração, a digestão e o metabolismo. Especialmente através da estimulação do sistema vago é possível aliviar o stress, reduzir a dor e melhorar o sono.
Estimulando diretamente a circulação sanguínea e o sistema linfo-vasomotor (processo de movimento dos vasos sanguíneos), e ainda procedendo à regulação da tensão incorreta dos músculos e tecido conjuntivo, a massagem rítmica apoia o organismo como um todo.
O ritmo estimula os poderes de auto cura e de autorregulação do Ser Humano.
Massagem Rítmica segundo a Dra. Ita Wegman
A massagem rítmica é uma massagem sueca clássica que foi desenvolvida e ampliada pela médica Dra. Ita Wegman, com base no conhecimento antroposófico do Homem e na arte de curar.
Através do toque, a massagem rítmica apela, em particular, à perceção consciente do corpo e aos processos rítmicos da vida do Ser Humano – é precisamente desta característica que advém a sua designação. Por um lado, o termo "rítmico" refere-se à atividade rítmica consciente através do toque e, por outro, à estimulação direcionada ao sistema rítmico (circulação cardiovascular e respiração pulmonar) do paciente.
As funções rítmicas da respiração e da circulação criam um equilíbrio entre os processos nervoso-sensoriais degenerativos (catabolismo) acordados e as funções metabólicas construtivas inconscientes. O terapeuta conduz uma "conversa terapêutica no tecido” para estimular os processos rítmicos que o paciente necessita. Individualmente, no lugar certo e na medida adequada, acontece a revitalização, a harmonização do corpo e a reintegração dos tecidos.
Qualidade do toque
Na massagem rítmica o toque assume especial relevância, sendo suave e fluído, desenvolvendo-se através de formas como a lemniscata e os círculos desencontrados, e utilizando ainda a sucção e o ritmo nos movimentos. Através desta técnica surge o efeito de sucção no contacto, no interstício e no nível hídrico do tecido conjuntivo – em vez de pressão, como é habitual com a massagem clássica.
A força de propulsão que prevalece em todos os fluidos vivos é incentivada pelos toques de sucção a estimular a circulação, de tal forma que o peso possa ser superado e um sentimento de leveza se instale.
A massagem rítmica compensa a unilateralidade no organismo humano. Os toques rítmicos diferenciados são adaptados às necessidades específicas de cada paciente, por forma a atingir o efeito desejado – modelar, descongestionar, respirar ou aquecer, revigorar ou acalmar. Deste modo incentivam-se novas forças e recursos específicos a vivificar os fluxos parados e fracos.
Na massagem rítmica são utilizados óleos e pomadas naturais dos laboratórios Weleda e Wala (produtos da linha antroposófica). A escolha da substância a aplicar a cada paciente / tratamento, quer em óleo, quer em pomada, será adaptada ao quadro clínico e ao objetivo do tratamento.
Aprofundando os conhecimentos antroposóficos que estão na base da massagem rítmica
No início do seculo XX, a médica Dra. Ita Wegman em conjunto com o Dr. Rudolf Steiner procedem à renovação da “Arte Médica e suas Terapias”, onde se inclui a massagem rítmica.
Em 1921, a Dra Ita Wegman funda a primeira clínica antroposófica na Suiça, onde pratica medicina antroposófica, inicia as suas práticas e aprofunda os seus estudos. Conforme foi referido ela criou e desenvolveu a massagem rítmica.
Nas suas pesquisas ela aprova as novas imagens do Ser Humano que Rudolf Steiner apresenta na Ciência Espiritual. Ela considera (I) a importância do ritmo com as características do ativo e do passivo, (II) a relação entre o anímico espiritual e o físico corporal em relação às forças cósmicas, (III) o conceito da quadrimembração (corpos suprasensíveis ligados aos quatro elementos) e (IV) a visão trimembrada do Ser Humano com os três sistemas e a sua lei da polaridade.
Todo o trabalho de pesquisa e aprofundamento da Dra. Ita Wegman culmina num toque extraordinário - um toque que condensa e dissolve, que respira e traz a sucção em leveza e deixa os movimentos subtis ressoar no organismo como um todo. Este toque apresenta, em si mesmo, as qualidades do éter químico.
Mais tarde aparece a Dra. Margarethe Hauschka, uma jovem médica antroposófica que traz novos impulsos para as terapias complementares oferecidas pela Medicina Antroposófica. Margarethe Hauschka é euritmista e desenvolve, em conjunto com Ita Wegman, a prática das terapias dentro da clínica, nomeadamente, a técnica da massagem e a terapia artística.
Com Rudolf Steiner, Margarethe Hauschka desenvolve as tintas à base de plantas e acompanha o desenvolvimento dos medicamentos antroposóficos. O seu talento artístico é muito importante nesta fase pioneira das terapias. É ela que traz “a música e a cor” que aparecem na massagem rítmica. Atuando diretamente sobre as forças etéricas, a massagem rítmica integra fluidez e leveza com o movimento das ondas sonoras, as vibrações do som.
“O toque na massagem rítmica faz fluir, ele une e direciona os líquidos, mas o toque ao mesmo tempo pede leveza e ritmo para que o elemento musical apareça.”
A Dra. Margarethe Hauschka traz também para a massagem rítmica o dom de ordenar as sequências dos tratamentos e as qualidades diferenciadas dos diversos tipos de toque. No seu livro “Massagem Rítmica segundo Ita Wegman”, Margarethe Hauschka descreve o aperfeiçoamento da massagem rítmica e a sua abordagem dentro da medicina antroposófica, considerando os fundamentos da antropologia na visão científica espiritual.
Indicações Terapêuticas
- Doenças do sistema músculo-esquelético e dor - condições crónicas – inflamação aguda
- Burn-out, esgotamento e exaustão
- Distúrbios do sono
- Várias queixas internas, como por exemplo, enxaquecas, problemas digestivos, - distúrbios circulatórios
- Distúrbios do desenvolvimento em crianças e adolescentes - distúrbios de atenção - enurese noturna
- Distúrbios respiratórios
- Doenças oncológicas
- Doenças psicossomáticas, traumas e medos
- Doenças autoimunes
- Imunodeficiência e para fortalecer as defesas do organismo
- Crises na vida
- Pós cirurgias
- Questões ginecológicas, gravidez e parto
- Apoio nos cuidados paliativos
Poderão ainda ser analisados casos individuais, sendo possível adaptar o tratamento às necessidades concretas do paciente.
Terapeutas
Rosemarie Jungen formada como Terapeuta Corporal, em Massagem Rítmica, pela Escola Antroposófica de Massagem Rítmica do Brasil, em 1998.
Trabalha há 20 anos com atendimento em consultório particular tendo estagiado no Hospital Antroposófico, Ita Wegman, na Suíça e trabalhado no ambulatório do Hospital público Andaraí, no Rio de Janeiro.
Hoje atua na Escola de Massagem Rítmica como formadora e docente em Terapias Rítmicas e Aplicações Externas com substâncias naturais.
Durante vários anos trabalhou no Vale da Luz, Friburgo, Brasil aconselhando as biografias em grupos e acompanhando com as Terapias Externas, (compressas, massagens e aplicações de pomadas na pele).
Trabalhou no seu próprio consultório no Rio de 2004 a 2021, com atendimentos individuais de aconselhamento Biográfico e Massagem Rítmica.
"
Eu trago serenidade em mim,
Em mim mesmo eu trago
As forças que me fortalecem.
Quero preencher-me
Com o calor dessas forças,
Quero permear-me
Com o poder de minha vontade.
E quero sentir
Como a serenidade se derrama
Por todo o meu ser,
Quando me fortaleço
[Para] encontrar em mim
A serenidade como força,
Pelo poder do meu esforço.
"
Rudolf Steiner