Mover o Saber

O método Extra Lesson foi desenvolvido como forma de aprofundar o acompanhamento pedagógico com base na perspetiva holística do desenvolvimento humano.

A meta do Extra Lesson é permitir que a criança possa retornar ou resgatar lacunas do seu desenvolvimento, principalmente dos primeiros sete anos de vida que se refletem mais tarde. O estudo do Extra Lesson permeia os conhecimentos da área psicopedagógica e psicomotora, bem como estudos das neurociências.

Indicações Terapêuticas


  • É indicado para crianças e adolescentes que não despertaram naturalmente as suas capacidades, por razões de traumas ou bloqueios em alguma fase das suas vidas - dificuldades psicomotoras, dificuldades na fala, atraso no desenvolvimento, etc. 
  • Crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem, como dislexias, transtorno de deficit de atenção, hiperatividade, dificuldade no processamento auditivo e visual. 

Método Extra Lesson – Recursos Especiais na pedagogia Waldorf 


Apesar de possuírem inteligência normal algumas crianças, hoje em dia, não se conseguem ajustar às exigências da vida moderna e apresentar resultados positivos dentro da sala de aula. Diante deste dilema, já no início da década de 70, Audrey McAllen, professora Waldorf, junto a médicos e terapeutas antroposóficos, desenvolveu um método que continha recursos pedagógico/terapêuticos para o desenvolvimento motor e cognitivo destas crianças.

O método Extra Lesson foi desenvolvido como forma de aprofundar o acompanhamento pedagógico com base na perspetiva holística do desenvolvimento humano. Os alunos são acompanhados algumas vezes por semana, onde fazem exercícios físicos e jogos específicos, desenho de forma, modelagem, pintura, entre outras atividades e são também encaminhados para outras terapias. 

A meta do Extra Lesson é permitir que a criança possa retornar ou resgatar lacunas do seu desenvolvimento, principalmente dos primeiros sete anos de vida que se refletem mais tarde. O estudo do Extra Lesson permeia os conhecimentos da área psicopedagógica e psicomotora, bem como estudo das neurociências. 

Terapeutas


 


"

Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de remover dificuldades. Cada criança traz das regiões divinas algo de novo para o mundo e é nossa tarefa como educadores a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos do seu caminho, de forma a permitir que o seu espírito preencha a vida em total liberdade.

"

Rudolf Steiner