Mover o Saber
O método Extra Lesson foi desenvolvido como forma de aprofundar o acompanhamento pedagógico com base na perspetiva holística do desenvolvimento humano.
A meta do Extra Lesson é permitir que a criança possa retornar ou resgatar lacunas do seu desenvolvimento, principalmente dos primeiros sete anos de vida que se refletem mais tarde. O estudo do Extra Lesson permeia os conhecimentos da área psicopedagógica e psicomotora, bem como estudos das neurociências.
O método Extra Lesson foi criado pela professora Waldorf Audrey McAllen. Nascida em 30 de dezembro de 1920 na Inglaterra, Audrey McAllen inicia sua vida profissional como professora de um Colégio Interno em Winchester, inspirada pela mãe. Durante a Segunda Guerra Mundial, retorna à casa paterna em Southampton, e é logo convidada a dar aulas às crianças na sua sala de visitas, devido à imensa falta de escolas na época.
Inicia os seus estudos de Antroposofia em Sunfield Homes, em Clent – Birmingham, onde conhece a Euritmista Curativa Eileen Hutchins, que lhe mostrou o caminho da Pedagogia Waldorf, pois era responsável pelo Seminário de Formação de Professores de Elmfield. Além destes estudos, que iniciou aos 21 anos, participa também de estudos sobre crianças com necessidades especiais em Sunfield Homes, onde conhece o texto de Rudolf Steiner “Antroposofia, Psicosofia, Pneumatosofia”, de 1909. Com base neste conhecimento aprofunda a sua observação dos movimentos das crianças em relação ao desenvolvimento neuro-motor, aos processos de aprendizagem e à estruturação dos níveis de consciência.
Trabalha como professora de classe no Michael Hall, em Forest Row – Sussex, durante 10 anos e, apesar de grande realização pessoal, acaba tendo problemas de saúde que a impedem de continuar.
Muda-se para Gloucester em 1961 para cuidar da sua mãe enferma e começa a trabalhar individualmente com os alunos que apresentavam dificuldades, indicados pelo médico da Escola de Wynstones, Dr. Norbert Glas. Inicia então uma pesquisa mais profunda com os textos sobre Pedagogia Waldorf, conversas com o Dr. Glas e os colegas desta escola.
Esta pesquisa culmina com a primeira edição do livro “The Extra Lesson”, em 1973. Algum tempo depois Audrey conhece o trabalho de neuropsicologia e integração sensorial da neurologista americana Dra. Jean Ayres que confirma as suas pesquisas. A repercussão do seu trabalho, depois da sua publicação, levou-a a fazer conferências na Holanda, Estados Unidos e Nova Zelândia.
Faleceu em 17 de dezembro de 2010. Pedagogos, terapeutas, médicos e pais têm profunda gratidão por esta vida dedicada à pesquisa que nos legou este trabalho de aprofundamento e desenvolvimento na educação das crianças.
Indicações Terapêuticas
- É indicado para crianças e adolescentes que não despertaram naturalmente as suas capacidades, por razões de traumas ou bloqueios em alguma fase das suas vidas - dificuldades psicomotoras, dificuldades na fala, atraso no desenvolvimento, etc.
- Crianças e adolescentes que apresentam dificuldades na aprendizagem, como dislexias, transtorno de deficit de atenção, hiperatividade, dificuldade no processamento auditivo e visual.
Método Extra Lesson – Recursos Especiais na pedagogia Waldorf
Apesar de possuírem inteligência normal algumas crianças, hoje em dia, não se conseguem ajustar às exigências da vida moderna e apresentar resultados positivos dentro da sala de aula. Diante deste dilema, já no início da década de 70, Audrey McAllen, professora Waldorf, junto a médicos e terapeutas antroposóficos, desenvolveu um método que continha recursos pedagógico/terapêuticos para o desenvolvimento motor e cognitivo destas crianças.
O método Extra Lesson foi desenvolvido como forma de aprofundar o acompanhamento pedagógico com base na perspetiva holística do desenvolvimento humano. Os alunos são acompanhados algumas vezes por semana, onde fazem exercícios físicos e jogos específicos, desenho de forma, modelagem, pintura, entre outras atividades e são também encaminhados para outras terapias.
A meta do Extra Lesson é permitir que a criança possa retornar ou resgatar lacunas do seu desenvolvimento, principalmente dos primeiros sete anos de vida que se refletem mais tarde. O estudo do Extra Lesson permeia os conhecimentos da área psicopedagógica e psicomotora, bem como estudo das neurociências.
Terapeutas
Área: Psicopedagoga, Pedagoga Curativa e Terapeuta Extra Lesson
Licenciada em Artes, Psicopedagoga, mestranda em Educação Especial pela Universidade Lusófona de Lisboa. Formação em Educação Terapêutica e Terapia Social Antroposófica pela Associação Beneficente Parsifal –SP e em Recursos Especiais na Pedagogia Waldorf (Extra Lesson training – Remedial program Teacher Development in Extra Lesson)
Atua na área educacional há 18 anos e com educação antroposófica há 14 anos. Experiência em educação infantil, básica e secundária, em sala de aula e projetos educativos
"
Nosso verdadeiro papel, como educadores, é o de remover dificuldades. Cada criança traz das regiões divinas algo de novo para o mundo e é nossa tarefa como educadores a remoção dos obstáculos físicos e psíquicos do seu caminho, de forma a permitir que o seu espírito preencha a vida em total liberdade.
"
Rudolf Steiner