Quirofonética
A Quirofonética é uma terapia corporal que reúne recursos da Massagem e da Fala enquanto movimento e força plasmadora. Os livros sagrados denominavam Logos, o Verbo, a esse atuar formativo da sabedoria que tudo movimenta.
A Quirofonética (do grego: cheirós - mãos, phoné - som) atua a partir da constatação de que o organismo fonador - desde o pulmão que fornece ar para a articulação dos fonemas, até aos lábios que são o obstáculo mais externo da Fala - constitui um "Homem da Fala" e está relacionado com o organismo como um todo.
A visão trimembrada do Ser Humano definida por Rudolf Steiner em sistemas neuro-sensorial, sistema rítmico-circulatório e sistema metabólico-motor, relaciona-se com o pensar, o sentir e o querer, que se referem, por sua vez, a níveis diferentes de consciência.
Cada área do sistema fonador corresponde às regiões e órgãos do Homem-Total: a cavidade buco-nasal corresponde ao tronco do Homem da Fala onde o palato mole é o abdómen e o palato duro corresponde à caixa torácica (o coração é a língua), os pulmões são as pernas, os dentes correspondem à metamorfose da cabeça. A laringe é o útero materno metamorfoseado: a laringe traz fonemas ao mundo como o organismo feminino dá à luz a criança.
Na prática a Quirofonética é aplicada como um deslizamento no corpo do paciente (nas costas, braços e mãos, pernas e pés, conforme indicação diagnosticada), facilitado pelo uso de óleos medicinais. São deslizados desenhos fonéticos de vogais e consoantes que correspondem ao movimento que o ar executa para a emissão dos fonemas, enquanto simultaneamente, o terapeuta entoa o som correspondente aos fonemas escolhidos. Sempre aplicada com o paciente desperto, é, portanto, uma terapia percetiva e recetiva. As forças plasmadoras dos fonemas são acolhidas e vivenciadas pelo paciente, através do tato, do calor, da audição e da perceção de movimento, considerados sentidos básicos para o desenvolvimento da qualidade humana do ser. A qualidade curativa dos fonemas é acolhida graças ao processo de imitação inerente ao ser humano.
A fundamentação e a aplicação prática da Quirofonética são descritas extensamente no livro de Alfred Baur "O Sentido da Palavra: no Princípio era o Verbo", São Paulo: Editora Antroposófica, 1992.
Alfred Baur, nascido em 1925, na Áustria, foi o fundador e criador da Quirofonética.
O seu trabalho como terapeuta da fala e pedagogo curativo foi desenvolvido e ampliado pelos seus conhecimentos antroposóficos. Em conjunto com a sua esposa médica antroposófica Ilse Gunde Baur, dirigiu um instituto em Linz para a terapia da fala, onde desenvolveram trabalho prático. Em 1972, num hospital neuro-psiquiátrico, Baur conheceu um menino de 3 anos totalmente mudo, embora não fosse surdo e não existisse qualquer justificação anatómica para a situação. Este encontro foi o desafio que levou à criação da Quirofonética por Alfred Baur.
Inspirado na obra “A Metamorfose das Plantas” de Goethe e no princípio da inversão de Rudolf Steiner, Bauer desenvolveu o estudo dos fonemas como processo terapêutico.
Em Portugal, a Escola de Quirofonética foi fundada em 2011 com a presença, apoio físico e anímico de Ulrike von Armansperg, secretária de Baur durante vários anos. Após a morte de Baur, esta assumiu o papel de apoiar o desenvolvimento e crescimento da Quirofonética. Doou a sua fortuna pessoal para a criação de um Fundo inteiramente ao serviço deste objetivo, para apoiar escolas e terapeutas.
Em 2008, teve início o primeiro grupo de formação em Quirofonética, em Portugal, organizado pelo Dr. Mauro Menuzzi, com o apoio ativo da terapeuta/professora Elisabeth Correa e de outros terapeutas estrangeiros: Mamem Perales, Brigite Leiser, Cristina Corvelo, Dieter Schulz e Bruno Callegaro.
A Escola de Quirofonética de Portugal está, desde o início, vinculada à AMA - Associação para a Medicina Antroposófica em Portugal, contribuindo desta forma também, para a consolidação e crescimento da medicina antroposófica.
Internacionalmente foi criado o grupo WACH - acrónimo do alemão,” trabalho comunitário internacional” sendo que “wach” é um verbo alemão que significa despertar. O verbo contém em si a força espiritual que esta terapia desvenda, “O sentido da Palavra”. Este grupo para além de concentrar e divulgar toda a informação relativa aos grupos de Quirofonética em todo o mundo, reúne também de 2 em 2 anos num encontro de pesquisa e prática de Quirofonética. Pretende contribuir para o crescimento e aprofundamento dos conhecimentos da Quirofonética e as suas potencialidades como ferramenta terapêutica.
Indicações Terapêuticas
Na Terapia da fala: nas dificuldades de aquisição da linguagem (afasias, disfasias, gaguez), nos distúrbios de leitura e escrita.
Na Psicopedagogia ou pedagogia terapêutica: nas dificuldades de aprendizagem (síndromes da atenção, dificuldade na perceção e memória, hiperatividade ou apatia...), nas dislexias
Na Psicologia: no acompanhamento às crises biográficas, nos sintomas de stress e sintomas psicossomáticos, nos distúrbios do sono (insónia) e do apetite (anorexia, bulimia), no acompanhamento à adição à droga e à obesidade, nas dificuldades de desenvolvimento da criança, na enurese noturna, nas fobias e ansiedade infantil, na harmonização dos tipos de constituição e de temperamentos.
Na Psiquiatria: como complemento aos tratamentos de distúrbios bipolares, nas depressões, nas psicoses, nas epilepsias, no autismo infantil.
Na Medicina: no acompanhamento às doenças respiratórias (asma, bronquite), distúrbios digestivos e metabólicos, no acompanhamento ao climatério e distúrbios menstruais, a quadros neurológicos (paralisias, incluindo as cerebrais, nas epilepsias), às doenças crónicas, quadros degenerativos (como a esclerose múltipla), deficiência imunológica, câncer e outras doenças da nossa época.
"
Àquele que compreende o Sentido da Fala
É lhe desvendado o Mundo
Em imagem.
Àquele que escuta a Alma da Fala
È lhe revelado o Mundo
Como Ser.
Àquele que vivencia o Espírito da Fala
O Mundo oferece-lhe
A Força da Sabedoria.
Àquele que é capaz de amar a Fala
Ela mesma lhe concede
O seu próprio poder.
Assim quero dirigir
O Coração e Sentidos
Ao espírito e à alma do Verbo;
E então no Amor à Ele
Sentir-me
Plenamente em meu Ser
"
Rudolf Steiner
Dr. Mauro Menuzzi
Médico antroposófico com formação no Brasil e Alemanha. Coordenador da formação em quirofonética da Escola de Quirofonética de Portugal.
Dá consultas no EPHESUS Therapeutikum - Lisboa, Casa de Sta. Isabel - São Romão e Lagos.
Dá assistência a Jardins de Infância Waldorf e escolas Waldorf como médico escolar. Promove cursos de formação médico-terapêutica em Portugal.
Terapeutas
Educadora de Infância, formada na Escola de Educadoras de Infância Maria Ulrich, Método Montessori - 1960/61-1963/64
Licenciada em Contabilidade e Administração e Técnica de Contas
Formação em Trabalho Biográfico y "Counseling" com Marié de Uña Fernández - programa de Blanca S. de Muniain - 2008 -2012
Curso de formação em Quirofonética pela Escola de Quirofonética de Portugal - 2012-2014
Curso de formação em Terapia de Rotações desenvolvido pela fisioterapeuta alemã Doris Bartel - 2014
Terapeuta certificada pela Escola de Quirofonética de Portugal e membro associado da AMA
Formação orientada pelo médico antroposófico Dr. Mauro Menuzzi, de 2008 a 2012.
Formação académica em Gestão de Recursos Humanos que exerceu cerca de 10 anos, nomeadamente nas áreas da formação, recrutamento e seleção, e medicina do trabalho. Em paralelo adquiriu um conhecimento de técnicas que visa o bem-estar físico, psíquico e espiritual do ser humano.
De 2012-2022, residindo na Suiça, praticou esta terapia em diferentes instituições Antroposóficas. Participou nas atividades da Associação Suíça de Quirofonética, onde teve a possibilidade de aprofundar os conhecimentos teórico-práticos
Exerce prática privada desde 2023 em Vila Nova de Gaia e grande Porto.
Contactos: (00351)914473264
Email: preciosamaximino@gmail.com
Terapeuta certificada pela Escola de Quirofonética de Portugal.
Exerce prática privada em Lisboa e Carcavelos. Membro associado da AMA.
De 2015 a 2019 colaborou na HARPA como terapeuta na Escola Jardim do Monte.
Em 2017 foi terapeuta convidada no “Being Gathering Festival”, Idanha-a-Nova e colaborou no Congresso de Medicina Natural, Lisboa.
Certificada como “Músico Interveniente em Hospitais e Instituições de Cuidados de Saúde” pela Universidade March Bloch, França. Membro fundador da APMHIS.
Licenciada em Ciências Musicais pela FCSH. Diplomada com o Curso Superior de Violino pelo Conservatório Nacional de Lisboa, onde também frequentou o curso de canto.
Docente do Ensino Artístico Especializado, com Profissionalização pelo Ministério da Educação. Leciona violino e orquestra na EMNSC.
Tlm: +351 914871476 (Portugal)
Email: paulaquirofonetica@gmail.com Tlm: +351 914871476 (Portugal)
Instagram: @paulaquirofonetica
Website: www.paulaquirofonetica.pt