Dentosofia


A Dentosofia é uma autoterapia acompanhada-guiada, caracterizada por uma aproximação humanística à Medicina Dentária, que tem como base técnicas funcionais e põe em evidência a relação entre o equilíbrio da boca e o equilíbrio do Ser Humano.
EQUILÍBRIO BUCAL E MATURAÇÃO
Uma boca equilibrada transmite e reflete o equilíbrio geral do paciente. Uma boca desequilibrada apresenta, em geral, falta de desenvolvimento nas três dimensões (ântero-posterior, vertical e transversal). Tratar o aspecto geral e estrutural da boca é essencial, pois permite estabelecer outros critérios para o equilíbrio oral. Como o desenvolvimento em todas as três dimensões é interdependente, a terapia é oferecida no nível de todos os três planos do espaço, de acordo com os conceitos desenvolvidos na metodologia terapêutica da Dentosofia.
Seguindo esta lógica, todos os eventos orais e dentários (naturais, acidentais, terapêuticos, etc.) têm um impacto global no paciente, quer no sentido do equilíbrio, quer do desequilíbrio. Em caso de desequilíbrio, mecanismos de compensação são ativados automaticamente em todos os níveis para restaurar um equilíbrio aparente. Isso gera esforços permanentes (inconscientes) que desencadeiam diversas alterações: musculares, articulares, ósseas, orgânicas, mentais, emocionais, comportamentais, etc.
O objetivo é permitir que a região oral atinja o desenvolvimento harmonioso desejado pela natureza ao final do tratamento e o desaparecimento da tensão muscular, que é um dos indicadores do progresso da terapia. Corrigir e completar o desenvolvimento da boca que foi interrompido durante o crescimento traz novas informações e possibilidades para todos os níveis da existência. A Dentosofia trata-se de um processo pedagógico: por meio dele, o paciente pode alcançar autonomia.
Dentro deste método, todas as ações terapêuticas visam restabelecer o equilíbrio da boca, eliminando compensações e promovendo a harmonia em todos os níveis.
A principal ferramenta terapêutica utilizada pelo próprio paciente, de maneira voluntária, autônoma e consciente, é um aparelho removível oral denominado Ativador Plurifuncional (https://triadent.it/product/actismile/). Estes dispositivos são caracterizados por produzir estímulos suaves graças ao seu material elástico e biocompatível, e têm o objetivo de:
- Estimular e guiar uma posição mais equilibrada das arcadas dentárias.
- Reeducar e otimizar as funções neurovegetativas orofaríngeas: respiração, deglutição e mastigação;
- Promover uma correta respiração nasal, de forma a estimular as vias aéreas superiores e otimizar o aparelho respiratório.
- Promover o equilíbrio da ATM (articulação temporomandibular)
- Promover o relaxamento e simetria da musculatura oro facial.
- Restaurar o equilíbrio da oclusão, posição dos dentes, mandíbula e postura.
Médicos eminentes sempre consideraram o aparelho orofacial como parte constituinte de todo o organismo. Num campo mais geral, através desta ortopedia “multifuncional” que representa a Dentosofia, a medicina dentária e as artes médicas unem-se.
Apaixonados pela Arte Odontológica e com as suas raízes na Antroposofia, nos anos 80, os doutores Michel Montaud e Rodriguez Mathieu, inovaram o campo da odontologia com a criação do método Dentosofia. A sua base e inspiração foi dada principalmente pelo trabalho desenvolvido pelos professores Soulet e Besombes (em 1984, França) e Dr. Pedro Planas (em 1989, Madrid), bem como a fonoaudióloga Dra. Beatriz Padovan e o seu trabalho sobre a reorganização neuro-funcional (em 1990, São Paulo). Estes encontros deram uma abertura extraordinária na prática da medicina dentária, em perfeita sintonia com a procura de uma melhor compreensão do ser humano. Várias pesquisas de medicina e neurofisiologia foram unidas a um estudo empírico com base na verificação de fenômenos cuja reprodutibilidade foi avaliada e confirmada. As observações e os experimentos realizados durante 35 anos em diversas clínicas dentárias levam a adoptar este duplo postulado na base de trabalho:
- «A totalidade da esfera psicoafetiva de uma pessoa está impressa na sua boca.»
- «Cada transformação na região oral repercute na esfera psicoafetiva da pessoa.»
Saiba mais com a leitura do Livro Dentosofia
Ao longo dos últimos trinta anos, encorajados pelo interesse cada vez maior dos nossos pacientes pelas novas abordagens terapêuticas, constatámos também que a melhoria da boca é sempre acompanhada por uma melhoria geral do bem-estar e que vários problemas são resolvidos, independentemente da idade do paciente:
Problemas Dentários, ATM e postura: correção de problemas de mastigação, má posição dental, respiração, postura da cabeça e pescoço, e outros problemas que afetam a harmonia da boca e do corpo.
Redução e eliminação de estalidos nas articulações, dores na ATM (Articulação Temporo-Mandibular), bloqueios articulares, bruxismo, dores de cabeça, dores de pescoço e costas.
Problemas respiratórios e sistêmicos: Transtornos respiratórios do sono, roncopatia, perturbações do sono (incluindo pesadelos), dificuldade de concentração, crianças nervosas e agitadas, dislexia, dificuldade em aprender a escrever, problemas otorrinolaringológicos (otite, sinusite, rinofaringite, tosse), asma, alergias, eczema…
TERAPEUTA
(+351) 968 425 950 (rede móvel nacional)
anadiazdental@gmail.com
telf: +351 926000368